Conheça Load Comics: o YouTuber e artista que mistura cultura pop com política

Nascido e criado em Guaianases, Load, ou Gil dos Santos, participou da exposição “Rap em Quadrinhos”, que repercute na internet desde 2018. Mas sua carreira não começou – nem parou – por aí

Por Isabela Nahas, Giulia Polizeli e Maria Luiza Ribeiro

[Imagem: Reprodução/Instagram]
[Imagem: Reprodução/Instagram/@loadcomics]

O YouTuber, grafiteiro e apresentador LOAD foi abordado pela polícia enquanto gravava uma live de grafite na plataforma de streaming Twitch TV. Uma parte da abordagem, postada dia 5 de setembro, está disponível em seu canal, Load Comics. No corte, não é possível identificar se os policiais reconheceram o artista, que fez parte de uma das últimas exposições do Museu das Favelas e é um dos nomes mais conhecidos pelos geeks no Brasil.

No vídeo, LOAD estava em um terreno baldio grafitando o seu personagem, um pássaro com a máscara do Naruto. Um policial militar sai do veículo com a arma na mão e se aproxima, perguntando “o que é essa pixação aí?”. O Youtuber responde que é grafite, não pixação, e que está gravando. O policial abaixa a arma e o cumprimenta. O PM continua fazendo perguntas, mas o vídeo termina no meio da abordagem.

Quem é LOAD?

Givanildo Dias do Santos iniciou sua jornada no mundo geek em 2002, com apenas 11 anos. Morador de Guaianases, bairro na zona leste da cidade de  São Paulo, foi lá que aconteceu seu primeiro contato com gibis após receber uma caixa cheia deles de seu vizinho.

Em 2012, abriu um canal no Youtube, o Load Comics, para falar sobre histórias em quadrinhos, as famosas HQs. Em entrevistas externas, Load conta que criou o canal com o objetivo de fazer amigos e, assim, se sentir menos sozinho. E funcionou: em questão de meses, o Load Comics se tornou um dos canais de HQs mais conhecidos no Youtube Brasil.

Load vem de uma realidade parecida com a de muitos brasileiros. Nascido em família de baixa renda, o jovem artista começou a trabalhar aos 17 anos. Por algum tempo, ele teve o canal do Youtube apenas como um hobby, enquanto trabalhava em uma empresa de caminhões. Após começar a ganhar mais visibilidade, foi convidado para cobrir a CCXP de 2019 na posição de freelancer, um passo que impulsionou sua carreira de repórter cultural no Omelete e a possibilidade de viver apenas do conteúdo produzido online.

Projeto Rap em Quadrinhos: os heróis do Rap

Outro marco na trajetória do youtuber foi o projeto Rap em Quadrinhos, feito em parceria com o ilustrador Wagner Loud. Eles se conheceram em 2016 e logo perceberam paixões em comum: histórias em quadrinhos e o rap. Dois anos mais tarde, em 2018, decidiram unir esses gostos criando capas de gibi em que os super-heróis eram grandes nomes do gênero musical.

A arte especial de Rap em Quadrinhos tem duas versões, cada uma juntando diferentes personagens em uma capa de gibi. [Imagem: Reprodução/Wagner Loud]
A arte especial de Rap em Quadrinhos tem duas versões, cada uma juntando diferentes personagens em uma capa de gibi. [Imagem: Reprodução/Wagner Loud]

LOAD foi o responsável por determinar a lista de artistas e, com base nas suas histórias de vida, os super-heróis que os representariam. Loud, por sua vez, condensou todo o conteúdo em ilustrações. Dentre os homenageados no projeto estão Emicida como Miles Morales; Karol Conká como Vixen; Negra Li como Tempestade; e Mano Brown como Pantera Negra.

Segundo Load Comics, em sua conta do Instagram, “Brown representa uma luta que surgiu no movimento Hip Hop aqui no brasil, assim como o pantera representa essa luta”. [Imagem: Reprodução/Wagner Loud]
Segundo Load Comics, em sua conta do Instagram, “Brown representa uma luta que surgiu no movimento Hip Hop aqui no brasil, assim como o pantera representa essa luta”. [Imagem: Reprodução/Wagner Loud]

Inicialmente, as artes foram publicadas nos perfis dos idealizadores do projeto e logo repercutiram entre os homenageados e sua base de fãs. Em entrevista à Monomito Filmes, Load relata que o objetivo da atividade era justamente chamar atenção do público para essas duas expressões artísticas que por muito tempo foram “deixadas de lado”.

Para além das redes digitais, o trabalho também passou por uma série de exposições. Dentre as instituições que receberam a mostra, estão o restaurante e casa de cultura Central Panelaço (2018), Casa de Cultura Hip Hop Sul (2023), e, neste ano, chegou ao Museu das Favelas e à Perifacon 2024. O projeto continua ganhando novas ilustrações, que são postadas nas contas de Instagram de Load e Loud.

O LOAD de hoje

Hoje em dia, LOAD faz parte do programa “Desce a Letra Show”, com o YouTuber Cauê Moura, que traz especialistas para comentar sobre as notícias mais polêmicas da semana, com foco em política. Em outra plataforma online, a TwitchTV, ele faz lives de reacts, conversa livre, jogos e grafite in live (ao vivo, tradução livre). Foi nesse canal que a abordagem policial foi gravada.

Gil também tem dois canais no YouTube, o LOADEANDO, que relaciona cultura pop com política, e o LOAD – Graffiti, que ensina como fazer arte de rua de maneira segura. Todo o conteúdo de Gil dos Santos é direcionado para a leitura e produção crítica da arte, juntando temas pop com consciência de classe e a questão racial. Na capa do LOADEANDO, há uma frase de Paulo Freire em destaque: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.