Adversário garante empate contra atual campeão da Taça das Favelas

Favela da Erundina e Complexo do Oratório 2 se enfrentaram no primeiro dia da Fase de Grupos

Por Ana Vitória Barbosa e Catarina Martines

Foto: Ana Vitória Barbosa/Central Periférica

A estreia da atual campeã da Taça das favelas no campeonato, resultou em um empate comemorado pelo adversário. No primeiro dia da fase de grupos da categoria masculina, dezesseis times se enfrentaram, entre eles um dos destaques foi o jogo entre a Favela da Erundina, campeã da Taça das favelas de 2024 e o Complexo do Oratório 2. 

Todos os jogos do dia ocorreram no campo da Vila Manchester, zona leste da cidade. O jogo terminou no 0x0, porém o Complexo do Oratório 2 ficou satisfeito com o resultado. “Como enfrentamos o atual campeão estou feliz com o empate, porque isso significa que ainda podemos chegar muito longe”, comentou Guilherme Castro, goleiro do Complexo do Oratório 2.

Os times tinham jogadores com chutes poderosos, no final da partida a bola chegou a ultrapassar a arquibancada – Foto: Ana Vitória Barbosa/Central Periférica

Mesmo sem gols, a maior posse de bola foi do Favela da Erundina com destaque a participação do camisa 10 do time. O jogo foi equilibrado e sem muitas faltas, apenas um cartão amarelo polêmico aos 36’ do segundo tempo para a Favela da Erundina, após o camisa 5 derrubar o camisa 11 do time adversário. Essa falta foi um impulso para ambos os times no final da partida e o número de chutes ao gol aumentou até o fim do jogo, porém sem resultados.

Leonardo da Costa, segundo volante do Complexo do Oratório 2, participou pela primeira vez do campeonato e deseja seguir carreira como jogador de futebol. “Uma boa experiência para ganhar visibilidade. Gostei da estrutura e da organização do campeonato”. O jogador ainda parabenizou a atuação da equipe de arbitragem no jogo.

Mais uma vez, jogadores vão atrás da bola após ela sair do campo – Foto: Ana Vitória Barbosa/Central Periférica

Apesar da animação do goleiro Guilherme e do jogador Leonardo, o Oratório 2 ficou  em último entre os times do grupo B após perder de 3×2 para o time Pedroso no fim de semana seguinte.  O Grupo B é formado pelos times Pedroso, Erundina e Oratório 2 que atualmente estão nessa ordem de classificação. Falta apenas a disputa dos dois primeiros para sabermos se Erundina ainda tem chances de se classificar e disputar novamente o título de campeão. A fase de grupos começou no início de junho e vai acontecer até o dia 13 de julho.

Um campeonato que reúne as favelas

A Taça das favelas é um campeonato que ocorre em nível nacional e estadual, onde competem categorias femininas e masculinas. Em São Paulo, a edição deste ano começou em maio com a fase das peneirinhas e terá as finais no final de agosto. Jogam times do sub 17 de mais de cem favelas do estado.

O campeonato é organizado pela Central única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela. Também existem muitos cargos ocupados por voluntários, como é o caso do Fernando Roberto da Silva, conhecido como Fernando Blade, que atua como fotógrafo no torneio. O profissional conheceu a taça através de indicações e já é a quarta vez que ajuda no campeonato, ele estava entusiasmado com esse serviço e afirmou tentar participar do máximo de jogos possíveis: “A minha intenção é vir praticamente todos os dias”, afirmou.

Calendário das fases do campeonato de 2025 – Foto: Divulgação/Taça das Favelas